Por que Ferenczi hoje?

Autores/as

  • Franco Borgogno Sociedade Psicanalítica Italiana

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v7i1.174

Resumen

Nos congressos internacionais anteriores – de Paris, Budapeste, Nova York, São Paulo, Madrid e Tel Aviv –, Ferenczi foi reconhecido como um dos fundadores da psicanálise, um alter ego de Freud que, desde os primeiros passos da nossa disciplina, deu voz a aspectos importantes (relacionais e procedimentais, antecipo) que o método e a teoria recém instituídos já estavam inevitavelmente sacrificando em sua atuação concreta. [...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franco Borgogno, Sociedade Psicanalítica Italiana

Membro Titular da Sociedade Psicanalítica Italiana.

Citas

BORGOGNO, F. (1997). Elasticity of Technique: the psychoanalytic project and the trajectory of Ferenczi’s life. The American Journal of Psychoanalysis, New York, v.61, n.4, p.391-407, 2001.

______. (1998). Sándor Ferenczi’s First Paper Considered as a “Calling Card”. International Forum of Psychoanalysis, Stockholm, v.8, n.3/4, p.249-256, 1999.

______. Psicoanalisi come Percorso. Turim: Boringhieri, 1999a.

______. (1999b). La “lunga onda” della catastrofe e le “condizioni” del cambiamento psichico nel pensiero clinico di S. Ferenczi. In: BONOMI, C.; BORGOGNO, F. (Org.). La Catastrofe e i suoi Simboli. Turim: UTET Libreria, 2000.

______. La “longue onde” de la “catastrophe” et les “conditions” du changement psychique dans la pensée clinique de Ferenczi: un hommage au “bébé vivant”. In: ARNOUX, D. J; BOKANOWSKI, T. Le Nourrisson Savant: une figure de l’infantile. Paris: In Press Éditions, 2001.

DI CHIARA, G. (1999). L’Inconscio e la Formazione Psicoanalitica. Conferência proferida no Centro Milanese di Psiconalisi em 1999.

FÉDIDA, P. (2001). Il Buon Uso della Depressione. Turim: Einaudi, 2002.

FERENCZI, S. (1908a). Il Significato dell’Eiaculazione Precoce. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1908b). La Nevrosi alla Luce dell’Insegnamento Freudiano e la Psicoanalisi. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1908c). Psicoanalisi e Pedagogia. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1909a). Le Psiconevrosi. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1909b). Introiezione e Transfert. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1912). Sintomi Transitori nel Corso dell’Analisi. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.1.

______. (1915). Anomalie Psicogene del Timbro di Voce. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.2.

______. (1919). La Tecnica Psicoanalitica. In:______. Opere. Milão: Cortina, 1990. v.2.

______. (1920-1932). Frammenti e Annotazioni. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1924). Scienza che Addormenta, Scienza che Risveglia (Lettera a Frigyes Karinthy). In:______. Opere. Milão: Cortina, 1992. v.3.

______. (1927). L’Adattamento della Famiglia al Bambino. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1928a). L’Elasticità della Tecnica Psicoanalitica. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1928b). La Terapia Analitica del Carattere. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1929a). Il Bambino Indesiderato e il suo Istinto di Morte. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1929b). Principio di Distensione e Neocatarsi. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1931). Le Analisi Infantili sugli Adulti. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1932a). Confusione delle Lingue tra Adulti e Bambini. In:______. Opere. Milão: Cortina, 2002. v.4.

______. (1932b). Diario Clinico. Milão: Cortina, 1988.

FREUD, S.; JONES, E. (1993). Corrispondenza 1908-1939. Turim: Bollati Boringhieri, 2001. v.1.

SPEZIALE-BAGLIACCA, R. Freud Messo a Fuoco. Turim: Bollati Boringhieri, 2002.

Publicado

2005-07-10

Cómo citar

Borgogno, F. (2005). Por que Ferenczi hoje?. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 7(1), 93–110. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v7i1.174

Número

Sección

Artigos/Ensaios/Reflexões