Hipérbole

presença nas artes – presença analítica

Autores/as

  • Diva Aparecida Cilurzo Neto Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i1.626

Palabras clave:

Arte, Hipérbole, Psicanálise, Transformação em alucinose, Violência

Resumen

Este estudo teve como objetivo apresentar diferentes vértices desta figura de estilo ou secção cônica denominada hipérbole. A partir da matemática euclidiana, a autora inicia uma busca nas artes e na psicanálise por movimentos hiperbólicos. Contudo, se nas artes a hipérbole pode contextualizar-se em um ato criativo, a autora demonstra que o mesmo não ocorre na mente humana. O uso da hipérbole durante o processo analítico é sinônimo de dor psíquica, violência, inveja e hostilidade. Este funcionamento mental é discutido a partir da análise de um caso clínico no qual os vínculos psíquicos de amor (L), de ódio (H) e de conhecimento (K), relativos às experiências emocionais foram obstaculizados ao longo do desenvolvimento, gerando transformações em alucinose e atuações hiperbólicas. Através de vinhetas clínicas, a autora apresenta a ampliação da compreensão emocional do analisando através do processo psicanalítico e o acionamento de transformações em O, o incognoscível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diva Aparecida Cilurzo Neto, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP.

Citas

Abel, R. (1993). French film theory and criticism: a history/anthology, 1907–1939. New Jersey: Princeton University Press.

Alighieri, D. (1304-1308). A divina comédia – Inferno. São Paulo: Editora 34, 2014.

Bion, W. R. (1965). Transformações: do aprendizado ao crescimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2004.

______. (1970). Opacidade de memória e desejo. In: ______. Atenção e interpre-tação. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

Bléandonu, G. (1990). A busca da verdade última: a psicanálise segundo o mo-delo da matemática e/ou da mística. In. ______. Wilfred R. Bion: vida e obra, 1897-1979. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

Fadda, P. (1977). Transformations à movement rigide, transformations projecti-ves et transformations dans l’hallucinose: differentiation entre pensée psychoti-que et pensée non psychotique. In: Neri, C., Correale, A., & Fadda, P. Lire Bion. Ramonville Saint-Agne: Éres, 2006.

Freud, S. (1950[1892-1899]). Extratos dos documentos dirigidos a Fliess. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 1). Rio de Janeiro: Imago, 1969.

______. (1950[1895]). Projeto para uma psicologia científica. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 1). Rio de Janeiro: Imago, 1969.

______. (1893-1895). Estudos sobre a histeria. In: ______. Edição standard bra-sileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 2). Rio de Janeiro: Imago, 1969.

______. (1915). Repressão. In: ______. Edição standard brasileira das obras psi-cológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago,1969.

Hinshelwood, R. D. (1992). Dicionário do pensamento kleiniano. Porto Alegre: Artes Médicas.

Houaiss, A., & Villar, M. S. (2009). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Kristeva, J. (1984). Julia Kristeva: no princípio era o amor: psicanálise e fé. Cam-pinas, SP: Verus, 2010.

Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (2001). Vocabulário da psicanálise. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes

Llosa, J. M. P. V. (2008). Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Elsevier.

Meltzer, D. (1989). Desenvolvimento kleiniano III: o significado clínico da obra de Bion. São Paulo: Escuta, 1998.

Riesenberg-Malcolm, R. (1996). A hipérbole na histeria “Como se pode separar o dançarino da dança?”. In: ______. Suportando estados mentais insuportáveis. Rio de Janeiro: Imago, 2004.

Shakespeare, W. (1976). Hamlet. São Paulo: Abril. (Trabalho originalmente pu-blicado em 1623).

Wisdom, O. (1981). A metapsicologia passados quarenta anos. Artigo publicado no Memorial a Bion Do I Dare Disturb the Universe? Beverly Hills: Cesura Press.

Publicado

2017-01-03

Cómo citar

Cilurzo Neto, D. A. (2017). Hipérbole: presença nas artes – presença analítica. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 19(1), 154–170. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v19i1.626

Número

Sección

Outras Contribuições