O Eu e o Id. O que mudou na técnica psicanalítica?
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v24i2.835Palabras clave:
Freud, O Ego e o Id, Pensamento, Psicanálise, ResistênciaResumen
O autor examina a influência do Eu e o Id sobre a técnica psicanalítica. Como objetiva, pela amplitude do tema, descrever os desenvolvimentos da técnica decorrentes desta influência, procura discorrer sobre o que levou Freud a escrever o livro O Ego e o Id. Pensa que seis situações fizeram-no a efetuar modificações na tentativa de repensar a psicanálise a partir da primeira tópica: a progressiva espiritualização da Psicanálise, o declínio do inconsciente, a ditadura da razão, a introdução do objeto, os processos de identificação e a pulsão de morte em Mais além do princípio do prazer. Após examinar esses motivos, finaliza salientando a importância da palavra na técnica psicanalítica, uma vez que a psicanálise se caracteriza pela cura pela fala.
Descargas
Citas
Bion, W. R. (1987). Uma teoria sobre o pensar. In W. R. Bion, Estudos psicanalíticos revisados (Cap. 9, pp. 107-126). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1962)
Freud, S. (1976). O Ego e o Id. in Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923)
Green, A. (2012). A clínica contemporânea e o enquadre interno do analista. Revista Brasileira de Psicanálise, 46(3), 215-225.
Lacan, J. (1998). Escritos. Rio de Janeiro: Zahar Editora. (Trabalho original publicado entre 1949 e 1960)
Maldavsky, D. (1992). Teoría y clínica de los procesos tóxicos. Buenos Aires: Amorrortu Editores.
Ogden, T. (1996). Os sujeitos da psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo. (Trabalho original publicado em 1994)
Spillius, E.B. (2007). Uma visão da evolução clínica kleiniana: Da antropologia à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.