As ideologias e os estados mentais ideológicos na prática clínica

Autores

  • Marco Aurélio Crespo Albuquerque Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i2.535

Palavras-chave:

Estados mentais, Ideologia, Psicanálise clínica

Resumo

O autor examina do ponto de vista psicanalítico o conceito de ideologia, e aborda a presença e o papel que esta desempenha na mente dos pacientes que chegam à sala de análise, enfatizando as relações existentes entre a ideologia, como fenômeno consciente, e os significados inconscientes profundos que ela tem para cada pessoa. Sugere, a partir das evidências clínicas destas ligações, que as ideologias necessitam ser investigadas e compreendidas de forma mais ampla na vida de quem procura tratamento. Finalmente o autor diferencia ideologia, enquanto sistema de ideias universalmente presente, daquilo que denomina estados mentais ideológicos, e propõe que estes se assemelham ao que a psicanálise conhece como uma organização patológica da personalidade, um estado mental que serve à sobrevivência de um self ameaçado de desintegração, ou que representa uma tentativa desesperada de reparação de um self já muito fragmentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Crespo Albuquerque, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Psiquiatra e Psicanalista. Membro Associado da SBPdePA e da IPA. Analista Didata da SBPdePA.

Referências

BARANGER, W. El yo y la funcion de la ideología. In: ______. Artesanías psicoanalíticas. Buenos Aires: Kargieman, 1994.

BION, W. Diferenciação entre a personalidade psicótica e a personalidade não psicótica. In:______. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

BOLLAS, C. El estado mental fascista. In: ______. Ser un personaje: psicoanálisis y experiencia del sí-mismo. Buenos Aires: Paidós, 1994.

ISAACS, S. A natureza e a função da fantasia. In: ______. Os progressos da psicaná- lise. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.

KLEIN, M. Notas sobre alguns mecanismos esquizoides. In: ______. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.

MELTZER, D. Os estados sexuais da mente. Rio de Janeiro: Imago, 1979.

ROSENFELD, H. Os estados psicóticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

THOMPSON, J. B. Ideologia nas sociedades modernas: uma análise crítica de alguns enfoques teóricos. In: ______. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica naera dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

02.07.2014

Como Citar

Albuquerque, M. A. C. (2014). As ideologias e os estados mentais ideológicos na prática clínica. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 16(2), 323–336. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i2.535

Edição

Seção

Outras Contribuições

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)