As ideologias e os estados mentais ideológicos na prática clínica
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v16i2.535Palabras clave:
Estados mentais, Ideologia, Psicanálise clínicaResumen
O autor examina do ponto de vista psicanalítico o conceito de ideologia, e aborda a presença e o papel que esta desempenha na mente dos pacientes que chegam à sala de análise, enfatizando as relações existentes entre a ideologia, como fenômeno consciente, e os significados inconscientes profundos que ela tem para cada pessoa. Sugere, a partir das evidências clínicas destas ligações, que as ideologias necessitam ser investigadas e compreendidas de forma mais ampla na vida de quem procura tratamento. Finalmente o autor diferencia ideologia, enquanto sistema de ideias universalmente presente, daquilo que denomina estados mentais ideológicos, e propõe que estes se assemelham ao que a psicanálise conhece como uma organização patológica da personalidade, um estado mental que serve à sobrevivência de um self ameaçado de desintegração, ou que representa uma tentativa desesperada de reparação de um self já muito fragmentado.
Descargas
Citas
BARANGER, W. El yo y la funcion de la ideología. In: ______. Artesanías psicoanalíticas. Buenos Aires: Kargieman, 1994.
BION, W. Diferenciação entre a personalidade psicótica e a personalidade não psicótica. In:______. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
BOLLAS, C. El estado mental fascista. In: ______. Ser un personaje: psicoanálisis y experiencia del sí-mismo. Buenos Aires: Paidós, 1994.
ISAACS, S. A natureza e a função da fantasia. In: ______. Os progressos da psicaná- lise. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982.
KLEIN, M. Notas sobre alguns mecanismos esquizoides. In: ______. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.
KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.
MELTZER, D. Os estados sexuais da mente. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
ROSENFELD, H. Os estados psicóticos. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
THOMPSON, J. B. Ideologia nas sociedades modernas: uma análise crítica de alguns enfoques teóricos. In: ______. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica naera dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.