Limites
por onde anda o Nome-do-Pai?
DOI:
https://doi.org/10.60106/rsbppa.v14i1.412Palavras-chave:
Gozo, Inconsciente, Limite, Nome-do-Pai, Prazer, SujeitoResumo
A partir do estudo da obra de Freud e de Jacques Lacan, nos deteremos, no presente trabalho, na questão da importância dos Limites – Tema Oficial deste XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise – e do conceito de Lacan do Nome-do-Pai para a constituição do sujeito do inconsciente, possibilitando o desenvolvimento da capacidade simbólica e, por consequência, a alteridade e o reconhecimento do Outro. Na cultura atual, são múltiplos os exemplos da falta de limites e da indiscriminação de papéis e dos espaços intersubjetivos e transubjetivos, numa tentativa de eliminar as diferenças intergeracionais. Apresentaremos um material clínico para ilustrar a falha da função paterna na instalação da interdição da relação mãe-filha e de suas consequências para o desenvolvimento adulto.
Downloads
Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008.
FREUD, S. (1911). Formulações Sobre os Dois Princípios do Funcionamento Mental. In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XII.
______. (1911-1913). Artigos sobre Técnica e Outros Trabalhos. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XII.
______. (1913). Totem e Tabu. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIII.
______. (1914). Sobre o Narcisismo: uma introdução. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV.
______. (1915). Repressão. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV.
______. (1920). Além do Princípio do Prazer. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XVII.
LACAN, J. A Família. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995.
______. O Seminário, livro 4: A Relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
______. O Seminário, livro 5: As formações do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
______. Nomes-do-Pai. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
ROSA, L. W. Raízes do Complexo de Édipo. Ciência e vida: Psiquê, ano 4, v. 40, p. 56-63, 2009.
ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SBPdePA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.