“Porque eu sonho eu não o sou...”

Autores

  • Marco Aurélio Crespo Albuquerque Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.60106/rsbppa.v3i2.63

Palavras-chave:

Ansiedades primitivas, Psicose, Psicanálise infantil

Resumo

O autor, utilizando-se da rica história de um filme sobre um pré-adolescente que luta contra o adoecer mental numa família psicótica, retoma o clássico artigo de Melanie Klein de 1946, onde ela estabelece o conceito seminal de identificação projetiva e discute o papel das ansiedades primitivas sobre o desenvolvimento psicológico e suas conseqüências para a saúde e a doença mental. Ressalta esses conceitos como uma evolução da teoria e da técnica psicanalítica clássica, e não um rompimento com ela, permitindo a abordagem de pacientes até então considerados não analisáveis, assim como a análise de crianças com uma técnica psicanalítica próxima da que se emprega com adultos, sem a necessidade de recorrer a medidas não analíticas. Assinala também os desenvolvimentos permitidos por esses conceitos para o campo analítico, em termos de um novo entendimento da contratransferência, da intersubjetividade e do papel do par analítico, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Crespo Albuquerque, Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre

Médico psiquiatra, candidato do Instituto de Formação Analítica da SBPdePA (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre).

Referências

BION, W. Diferenciação Entre a Personalidade Psicótica e a Personalidade Não-Psicótica in “Estudos Psicanalíticos Revisados (Second Thoughts)”, Cap. 5, p.55-77. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1994.

FREUD, S. Análise de Uma Fobia Em Um Menino de Cinco Anos in EdiçãoEletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud; Volume X. Rio de Janeiro: Imago Editora, em CD-ROM.

GRINBERG, L.; SOR, D.; BIANCHEDI, E. Pensamiento in “Nueva Introdución a las Ideas de Bion”; Cap. 3; págs. 53-66. Madrid: Julián Yébenes S.A. Editores, 1991.

RACKER, H. “Estudos Sobre Técnica Psicanalítica”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

HEIMANN, P. On counter-transference; Int. J. Psycho-Anal. 31:81-84, 1950.

KLEIN, M. Notas Sobre Alguns Mecanismos Esquizóides in “As Obras Completas de Melanie Klein; vol. 3; Inveja e Gratidão e outros trabalhos (1946-1963)”; Cap. 1; págs. 20-43. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

LÉOLO. Les Productions du Verseau and Flach Film; Le Studio Canal Plus with the participation of The National Film Board of Canada; Director: Jean-Claude Lauzon; 1992.

OGDEN, T. The Analytic Third: Working with Intersubjective Clinical Facts, in “Subjects of Analysis”; Cap. 5; págs. 61-95. London: Jason Aronson Inc., 1994.

Downloads

Publicado

10.12.2001

Como Citar

Albuquerque, M. A. C. (2001). “Porque eu sonho eu não o sou.”. Psicanálise - Revista Da Sociedade Brasileira De Psicanálise De Porto Alegre, 3(2), 415–432. https://doi.org/10.60106/rsbppa.v3i2.63

Edição

Seção

Artigos/Ensaios/Reflexões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)